A importância do livro ”Pedagogia do oprimido”

O livro pedagogia do ''Pedagogia do oprimido'' trás várias questões super importantes e que são  de grande valia não só para os estudantes mais para todos. Trás concepções como o pouco saber sobre si, a desumanização e humanização, a luta pela recuperação de nossa humanidade, trazendo a questão de ser opressor e oprimido em meio a esse embate e luta.

Ler o livro é importante porque é uma leitura que apresenta uma reflexão da realidade vivenciada no Brasil na época da ditadura militar. O livro tem uma análise contextual da relação opressor-oprimido e das reflexões dessas ações e comportamentos humanos, colocando em destaque a liberdade do povo oprimido, das lutas coletivas através conscientização e da necessidade de mudar a realidade.

Conforme Paulo Freire(1996) desde o início da formação é preciso que o educador esteja convicto de que não há formação uni ao ensinar ele está aprendendo e assim, não existe um ensinante e um aprendiz, mais uma interação de saberes.

A Pedagogia do oprimido também trás a questão da importância do diálogo e do agir em conjunto. O diálogo é extremamente importante para tudo em nossa vida, seja pra expressar opinião, para expressar sentimentos, para luta por algo, para se comunicar de modo geral, não é no silêncio que os homens se fazem, mas sim na palavra.

O livro aborda isso, frisa bem que não há humanidade sem diálogo, mas para ter diálogo é preciso também ter amor, ter fé nos homens, é preciso ser humano, estar ali não só por você, mais por todos, por você e pelos outros, ninguém consegue nada sozinho.

No livro “Pedagogia do oprimido” percebe-se que sua proposta é tocante a aprendizagem, a valorização do sujeito autônomo se apresenta como principal para o processo de construção do conhecimento, não abrindo espaço para o tradicionalismo e autoritarismo.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora